top of page

Disseminar as sementes de urucum, incentivar o plantio, o semear, são os intuitos deste projeto.

Com isso, em PROJETO URUCUM - Urihi a pree a proposta é plantar. Plantar o Urucum.

DSC03075.jpg
O que é o PROJETO URUCUM - Urihi a pree?

O PROJETO URUCUM - Urihi a pree é uma proposta de trabalho artístico que faço como uma maneira de manifestar-me contra o desmatamento da Floresta Amazônica.

O PROJETO URUCUM – Urihi a pree iniciou-se em 2019 quando o desmatamento na Floresta Amazônica teve uma intensificação, devido aos interesses do agronegócio e da mineração. Além disso, a região Amazônica sofreu vários focos de incêndio como consequência do desmatamento. A queimada é utilizada como método de limpeza do terreno para preparar pasto. Em agosto de 2019, a fumaça gerada pela queima da floresta chegou à São Paulo, deixando a megalópole brasileira escura, anoiteceu. Houve uma chuva preta de fuligem.

Diante desse cenário trágico, este  projeto faz um convite ao movimento em coletivo para o plantio.

O projeto consiste da disseminação das sementes de Urucum (Bixa orelana L.).

O significa Urihi a pree?

Urihi a pree é um termo Ianomami para denominar a terra-floresta que habitamos, o mundo onde estamos. No caso dos Ianomamis refere-se à terra como floresta, local onde vivem. Mas eu me aproprio do termo também levando em consideração toda a Terra, com o intuito de nos conectarmos com o mundo que habitamos. Urihi a pree é aqui entendida como a terra em seu sentido de natureza que nos acolhe e da qual somos parte. Essa terra que nos protege e que devíamos cuidar e respeitar.

Deste modo, reverencio o Xamã Ianomami Davi Kopenawa em sua descrição sobre a floresta:

Agora sei que nossos ancestrais moraram nesta floresta desde o primeiro tempo e que a deixaram para nós para vivermos nela também. Eles nunca a maltrataram. Suas árvores são belas e sua terra é fértil. O vento e a chuva conservam seu frescor. Nós comemos seus animais, seus peixes, os frutos de suas árvores e seu mel. Bebemos a água de seus rios. Sua umidade faz crescer as bananeiras, a mandioca, a cana-de-açúcar e tudo o que plantamos em nossas roças. Viajamos por ela para comparecer às festas reahu a que somos convidados. Nela fazemos nossas expedições de caça e coleta. Os espíritos nela vivem e circulam por toda parte à nossa volta. Omama criou esta terra e aqui nos deu a existência. Pôs no seu chão as montanhas, para mantê-la no lugar, e fez delas as casas dos xapiri, que deixou pra que cuidassem de nós. É nossa terra e essas são palavras verdadeiras.” (KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 331.).

DSC03080.jpg
Por que o Urucum?

Para mim, o Urucum alude à Floresta Amazônica não apenas por sua procedência mas por sua abundância e fertilidade. Além disso, tem funções medicinais e é muito utilizado para pintura corpórea nos rituais. Seu uso entre os povos originais do Brasil é nítido pela maneira como se apresentam ao se pintarem com a tinta de Urucum para os eventos ou festividades que permeiam suas culturas.

Embora eu tenha reforçado apenas o uso que os povos originais fazem do Urucum, é importante ressaltar o uso comercial que esta planta tem. O Urucum na agricultura é plantado para ser utilizado tanto para compor as rações para as criações de animais como  corante alimentício para a indústria.

Assim, seu benefício é para todos.

Ao escolher o Urucum para um projeto que se pretende como uma manifestação contrária ao desmatamento, pode ser entendido que sua tinta simbolize o sangue derramado dos povos originais. Contudo, mais importante do que reconhecer e reverenciar aqueles que se foram, é valorizar e permitir que os povos originais tenham suas terras e suas culturas.

Assim como, cuidar para a Floresta Amazônica permanecer abundante e fértil!

Simbolicamente, disseminar sementes de Urucum, seria disseminar a abundância, a fertilidade e a paz.

O URUCUM como um grande símbolo: a árvore, seus frutos, seus usos e seu significado.

Em minha casa temos um lindo pé de Urucum, que nos presenteia com lindas flores e frutos praticamente o ano inteiro. Diversos tipos de abelhas e pássaros se beneficiam desta árvore.

Quais as características do Urucum?

O urucum é uma planta nativa da Floresta Amazônica de porte relativamente pequeno, que se adapta perfeitamente em quintais, calçadas, praças urbanas e áreas rurais.

É muito produtivo, tendo uso comercial de suas sementes tanto para a indústria alimentícia quanto para usos artesanais e medicinais.

 

Seus galhos abrigam ninhos e ofertam uma sombra generosa. Suas flores alimentam diversas espécies de abelhas, vespas e mamangabas. E seus frutos são ofertados em abundância.

IMG_7486_edited.jpg

Seu nome científico é Bixa orelana L. Tem altura de cerca de 3-5m, com tronco de 15-25cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 8-11cm de comprimento. Seu local de ocorrência é da Região Amazônica até a Bahia, na floresta pluvial. 

A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e, como planta ornamental. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada, em composição com outras espécies em áreas degradadas de preservação permanente destinadas à recomposição da vegetação.

O desenvolvimento das mudas é bastante rápido, podendo ser plantadas no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido. (LORENZI, Harri. Árvores brasileiras : manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 1992. p.58.).

Disseminando o Urucum
IMG_7841.JPG

Ações pelo plantio, neste momento, são justificadas pela necessidade de se pensar o que significa a floresta Amazônica. Tomo o urucum como seu símbolo, inclusive, pensando em seu povo. 

Também é referência para mim, as falas do arqueólogo e professor Eduardo Góes Neves, o qual se baseia na hipótese da floresta Amazônica ser uma floresta plantada. Ou seja, uma floresta manejada, que teve suas árvores disseminadas conforme a localidade que a população que a plantou. 

A disseminação do urucum nesta ação pretende pensar em possibilidades de novas florestas, quem sabe em florestas urbanas.

 

Assim, começa a floresta de urucuns.

Ao modo da mail art, o Projeto Urucum – Urihi a pree (2019) circula por meio de pessoas que as disseminam. Minha ação cabe coletar, embalar e enviar as sementes, quem as recebe compete planta-las ou dissemina-las em parques e jardins.

Para disseminar esse projeto, criei este site, utilizo minhas redes de amizades e o Facebook.

Plantar o Urucum
IMG_7486_edited.jpg

Obtenção de Sementes - Colher os frutos diretamente da planta quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes; como  estas não soltam facilmente, devem ser removidas manualmente malhando-se os frutos com vara dentro de sacos. Um quilograma contém aproximadamente 22.000 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 6 meses.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorre em 10-20 dias e, a taxa de germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas quando atingirem 5-8cm para embalagens individuais. (LORENZI, Harri. Árvores brasileiras : manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 1992. p.58.).

DSC03059.jpg

SEMEAR

Todxs vcs que quiserem plantar o URUCUM, me escrevam inbox enviando o endereço, que eu mandarei sementes de nossa árvore pelo correio.

Bolas de semente com Urucum
IMG_7914.JPG

Comece fazendo uma concha com a argila em sua mão e coloque um pouco de húmus ou terra orgânica.

IMG_7925.JPG

Feche completamente.

IMG_7921.JPG

Misture as sementes de Urucum a terra ou húmus.

IMG_7926.JPG

Faça uma bola com a argila, cuidado para não pressionar demais para não rachar.

IMG_7922.JPG

Feche a argila de maneira a manter as sementes de Urucum mistura à terra/húmus.

IMG_7949.JPG

Pronto! A bola de sementes de Urucum está pronta para ser disseminada.

bottom of page